Sobre nós

A nossa história

A KUVANGA – Cooperativa de Agroprocessamento foi instituída no dia 26 de Fevereiro de 2016, matriculada no dia 11 de Abril de 2016 nos livros do Registo das Entidades Legais de Maxixe, com Alvará número 8/03/08/01/2016 e NUIT número 400706700. Foi publicada no Boletim da República III Série N.°47/2016 de 21 de Abril e III Série N.° 210/2018 de 29 de Outubro.

A Cooperativa sita no povoado de Jogó (EN1), distrito de Morrumbene, província de Inhambane, Moçambique. Tem por objecto o processamento e comercialização de produtos hortofrutícolas, a venda de insumos e equipamentos agrícolas e actividade de microcrédito.

O objectivo da KUVANGA é de promover as cadeias de valor, com a finalidade de desenvolver os distritos de Morrumbene, Homoine e Inharrime.

A Cooperativa é constituída por 40 cooperativistas, dos quais dois são Organizações não-governamentais (SVI-Serviço Voluntário Internacional  e SCAIP-Serviço Colaboração Assistência Internacional Piamartino  ) que apoiaram na fundação da KUVANGA, e até o momento, fornecem apoio técnico e financeiro.

A KUVANGA, surge do projecto JOGÓ, que foi inicialmente financiado pela Região Lombardia-Milão, a Fundação Cariplo e outros parceiros, tendo sido implementado também pela ONG MMI-Medicus Mundi Itália, e hoje, é financiado pela AICS-Agência Italiana de Cooperação para o Desenvolvimento  através do projecto Fruitful Cooperation, com o objectivo de favorecer a inclusão económica das famílias dos produtores agrícolas das regiões mencionadas.

No dia 15 de Fevereiro de 2017, a província de Inhambane em geral, e a Unidade Produtiva (UP) JOGÓ em particular, vivenciou a catástrofe causada pelo Ciclone Tropical Dineo, que destruiu toda a infraestrutura, tendo paralisado as actividades por cerca de 3 meses.

A luz deste cenário, iniciou-se um trabalho árduo por parte de todos, como e o quanto podiam, e as ONGs fundadoras da UP criaram, na Itália, uma corrente “Più forti del ciclone” com o objectivo de angariar fundos para a reconstrução da UP, e sobre tal, arrecadou-se cerca de 150 mil euros.

Hoje, a KUVANGA tem vários desafios e perspectivas que são baseados para alcance de sua Missão, Visão e Valores, respeitando os princípios do Cooperativismo.

Close Menu